Mundo

Vídeo: Votos da paz mundial nos 72 anos da bomba de Hiroshima

Com um silêncio audível em todo o mundo, o Japão evocou o 72.º aniversário da bomba nuclear que arrasou Hiroshima, levando ao fim da II Guerra Mundial. “Renovo os votos da paz mundial e de um mundo livre do nuclear”, afirmou o primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe.

Nunca é demais recordar o que aconteceu há 72 anos. Às 8h15 (hora local) de 6 de agosto de 1945, a bomba batizada pelos norte-americanos como Little Boy era largada dos céus pelo bombardeiro Enola Gay.

A explosão da primeira bomba atómica usada em conflito matou instantaneamente 80 mil pessoas, número que quase duplicou em apenas meio ano devido aos efeitos da radiação. Dois terços da cidade de Hiroshima desapareceram sob a onda de choque.

Neste domingo (madrugada de ontem em Portugal), junto à Cúpula Genbaku, o edifício em ruínas que sobrou como um ícone do poder da devastação atómica, o primeiro-ministro do Japão repetiu a promessa eterna de repudiar as armas nucleares.

“Renovo os votos da paz mundial e de um mundo livre do nuclear e pela paz eterna”, afirmou Shinzo Abe: “Rezo pela alma das vítimas da bomba atómica e seus familiares, assim como por todos os que estão aqui e pelos habitantes de Hiroshima”.

O discurso pacifista e anti-nuclear já é habitual a cada aniversário de Hiroshima, mas este ano esteve debaixo do foco da atenção internacional devido às recentes provocações da Coreia do Norte, que ainda há dias lançou um míssil balístico para o mar do Japão.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2DOR99UO3GYG

Em destaque

Subir