Mundo

Vídeo: Vítima de violência doméstica constrói casa com tutoriais do YouTube

Uma mulher do Arkansas, Cara Brookins, decidiu abandonar a casa onde vivia, onde era violência doméstica. Libertou-se do marido e, sem teto para os quatro filhos, deu origem a uma história inspiradora: construiu uma nova casa com a ajuda de tutoriais sobre construção, publicado no YouTube. Veja o vídeo.

Cara Brookins viu a sua história ganhar uma dimensão mundial e escreveu um livro – ‘Rise, How a House Built a Family’ (‘Reerguer, Como uma Casa Construiu uma Família’) – que será apresentado no dia 24 de janeiro.

Um pesadelo deu origem a uma história de sonho, contada na primeira pessoa, por Cara Brookins, uma norte-americana que foi vítima de violência doméstica.

Presa àquele drama, Cara decidiu libertar-se e libertar os seus quatro filhos. Saiu de casa e ficou sem o seu lar. Acabava de tomar uma decisão sem retorno e coloca-se perante o desafio: como construir uma casa?

“Nós estávamos emocionalmente devastadas. Mas tínhamos de conseguir os recursos necessários para suprir todas as nossas carências. Então, unimo-nos e colocámos o nosso plano em prática”, conta, ao canal WCNC.

Antes, porém, a filha confrontou-a. Hope Brookins, de 17 anos, recorda o dia em que se questionaram. “Como vamos construir uma casa? Não temos a menor ideia…”, recorda.

No entanto, não havia alternativa. Seriam necessárias ferramentas. E uma delas foi os tutoriais do YouTube. Vídeo após vídeo, Cara foi resolvendo cada desafio e construiu a própria casa.

A história conquistou os EUA e o mundo. É agora recontada, em livro.

O caso de Cara serve também de inspiração para quem lida com violência doméstica e teme não ter alternativa.

“Faça algo grande. Dê um grande salto e defina um objetivo impossível. Com determinação, tudo é possível”.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir