Nas Notícias

Vídeo viral: É assim que os incendiários ateiam fogo na floresta

Um vídeo partilhado há um ano mostra um grupo de criminosos a incendiar uma floresta, em Espanha. É um registo revoltante, que permite perceber o profissionalismo (perdoe-se o termo) com que atuam. Não é um ato isolado. É negócio e há metodologia (in)digna do mais cobarde criminoso. Veja o vídeo.

Um vídeo de agosto de 2016 recuperou atualidade, depois dos dias negros em solo luso, resultado dos incêndios que voltaram a matar.

O registo, feito em Espanha, começa a inundar perfis de redes sociais em Portugal. Não é mais do que um grupo de incendiários no terreno, a provocar um incêndio florestal.

Nas imagens, é possível ver como atuam: colocam-se em linha, para formar uma frente de fogo que se expande. Segundo relato do autor do vídeo, há quatro incendiários em ação.

O dia é ventoso, o que não é coincidência. Dessa forma, as chamas propagam-se com maior rapidez e dificulta-se a ação dos bombeiros.

Há fumo negro, sinal de combustível. Criam-se diversos focos de incêndio, que acabam por unir-se para formar uma frente que se agiganta.

Em poucos minutos, a floresta transforma-se num incontrolável mar de chamas.

São incendiários, criminosos, não agem por impulso ou porque sim. Fazem-no por dinheiro, num negócio que se propaga como o fogo e que custa vidas.

Este vídeo dá-nos lições que teimamos em não aprender. Agimos no efeito do problema, pondera-se aumento de meios, mas nunca colocamos os olhos nos incendiários.

Talvez estas imagens nos ajudem a perceber uma ideia que se repete, mas que não passa de uma ideia:

A melhor forma de combater os fogos é ‘acabar’ com esta escumalha.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2D4991NUK65R

Em destaque

Subir