Mundo

Vídeo: UPS testa entrega ao domicílio com drone lançado de uma carrinha

A UPS anunciou hoje que testou com sucesso um drone que é lançado do topo de uma carrinha da UPS, entrega de forma autónoma uma encomenda numa casa e depois regressa ao veículo enquanto o condutor continua a rota para fazer uma entrega separada. Veja o vídeo.

A operação decorreu na segunda-feira em Tampa, Florida, com o Workhorse Group, um fabricante de drones e camiões elétricos a bateria. A Workhorse fabricou o drone e a carrinha da UPS utilizados no teste.

“Este teste é diferente de tudo o que fizemos até hoje com drones. Tem implicações nas entregas do futuro, principalmente em locais rurais para onde as nossas carrinhas têm de viajar várias milhas para fazer uma única entrega”, referiu Mark Wallace, vice-presidente sénior de sustentabilidade e engenharia global da UPS.

“Imagine uma rota de entrega triangular em que as paragens estão afastadas várias milhas por estrada. Ao enviar um drone de uma carrinha para fazer apenas uma dessas entregas é possível reduzir as milhas realizadas e, como consequência, os custos. Este é um grande passo para o reforço da eficiência na nossa rede e, simultaneamente, para a redução das nossas emissões”, assinala.

A UPS tem cerca de 102 mil condutores de entrega diariamente na estrada. As rotas de entrega rurais são as mais caras devido ao tempo e às despesas do veículo necessários para concluir cada entrega. Neste teste, o drone realizou uma entrega enquanto o condutor seguia o caminho para fazer outra. Esta é uma função possível que a UPS perspetiva para os drones no futuro.

“Os condutores são o rosto da nossa empresa, e isso não irá mudar”, disse Wallace. “O mais entusiasmante é a possibilidade dos drones apoiarem os condutores em vários pontos ao longo das suas rotas, ajudando-os a economizar tempo e a efetuar entregas de acordo com as cada vez maiores necessidades de serviço dos clientes que resultam do crescimento do ecommerce.”

As bases do drone pousam no tejadilho do camião de entrega. Uma caixa suspensa por baixo estende-se através de uma escotilha para o camião.

Um condutor da UPS no interior coloca um pacote na caixa e pressiona um botão num ecrã tátil para enviar o drone numa rota autónoma predefinida para um endereço. O drone HorseFly alimentado por bateria recarrega-se quando está na respetiva base. Tem um tempo de voo de 30 minutos e pode transportar um pacote com um peso de até 10 libras (cerca de 4,5 quilos).

O drone é autónomo e não precisa de um piloto. Assim, o condutor de entrega pode fazer outras entregas enquanto o drone estiver longe

Há vários anos que a UPS está a testar as tecnologias de automação e robótica, incluindo drones. No último mês de setembro, a UPS organizou uma entrega simulada de medicamentos necessários com urgência de Beverly, Massachusetts, numa ilha a três milhas (cerca de 4,8 quilómetros) de distância da costa do Atlântico.

Adicionalmente, também está a utilizar drones de forma abrangente para ajuda humanitária, ao colaborar com outras organizações para a entrega de sangue e vacinas que salvam vidas em locais de difícil acesso no Ruanda. A empresa usa ainda drones para verificar o stock das prateleiras mais altas dos seus armazéns.

Ao contrário de todos os testes anteriores, o mais recente com um drone demonstrou como estes podem ajudar a fazer entregas ao domicílio não urgentes como parte das operações diárias.

No último ano, a Administração Federal da Aviação dos EUA (U.S. Federal Aviation Administration – FAA) emitiu regras quanto a sistemas de pequenas aeronaves não tripuladas que permitem algumas utilizações comerciais de drones e preparou o caminho para aplicações alargadas no futuro.

A UPS foi um dos 35 selecionados entre uma secção transversal de importantes empresas para participar na comissão consultiva de drones da FAA. A comissão irá proporcionar recomendações à FAA quanto às principais questões de integração de drones que irão finalmente permitir operações seguras de drones no Sistema Nacional de Espaço Aéreo.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir