Nas Notícias

Com vídeo: Uma mãe cega viu o filho graças a uma tecnologia inovadora

mae cega bebe 400 Chama-se Kathy Beitz, é cega, mas pôde ver o filho, graças a uns óculos da eSight, que recorrem a uma tecnologia que transforma o vídeo em sinais. Yvonne Felix – irmã de Kathy, igualmente cega – publicou o vídeo no YouTube, com uma descrição do momento que ambas viveram.

Mostrar o mundo a um cego é o sonho de qualquer profissional de saúde ou investigador na área da tecnologia. Pois esse sonho foi realizado graças a um par de óculos da eSight, que permitiu a uma mãe ver o filho recém-nascido.

Yvonne Felix – irmã de Kathy Beitz e também cega – publicou o vídeo no YouTube, com uma descrição do momento que ambas viveram.

“A Kathy e eu somos legalmente cegas desde crianças. Mas os óculos eSight, uma incrível tecnologia que também uso, ajudaram-na a ver o seu filho. Foi um momento incrível”, pode ler-se, na descrição do vídeo.

Kathy Beitz pôde usar os óculos da eSight por um dia, precisamente o mais importante da sua vida, em que observa o seu recém-nascido pela primeira vez.

O sentimento que destaca é a “emoção”. Esta mulher pôde também observar o seu marido. “Fiquei mais apaixonada ainda”, revelou.

Estes óculos (que custam cerca de 13 mil euros) recorrem a uma tecnologia que mistura uma câmara, um computador e um sistema capaz de transformar o vídeo em sinais, decifrados pelos cegos.

A capacidade de permitir ver o mundo levou Yvonne Felix a liderar uma campanha que tem como objetivo tornar os óculos acessíveis a outras pessoas com cegueira.

A campanha chama-se #MakeBlindnessHistory e visa angariar verbas que permitam fazer chegar os óculos aos cegos que não podem pagar o equipamento.

Imagine que é cega e acabou de dar à luz. O seu filho é tudo o que vai querer ver. Neste vídeo, mostra-se que se sonho é possível.

Em destaque

Subir