TV

Vídeo: Uma capela dentro de uma árvore com 800 anos

Nos primórdios do Cristianismo, qualquer cave ou gruta servia para os encontros religiosos. No século XXI, há uma capela no interior de um carvalho com 800 anos.

Há igrejas que se tornaram ícones mundiais, como a Capela Sistina, a Basílica de São Pedro, a Catedral de Notre Dame e até o muito português Santuário de Fátima. Mas, em Allouville-Bellefosse, na região da Alta Normandia (França), há uma capela que se tornou conhecida pela localização.

É que este pequeno santuário foi erguido no interior de uma árvore, um monumental carvalho com cerca de 800 anos.

Reza a lenda que, por volta de 1690, a imponente árvore foi atingida por um raio, ficando com o interior oco. Apesar disso, o carvalho não morreu, no que foi interpretado pelos mais fiéis como um sinal de Deus.

Mais tarde, o padre Du Cerceau e o abade Du Detroit resolveram aproveitar o espaço no interior da árvore para erguer o santuário de Notre Dame de la Paix (Nossa Senhora da Paz), mais conhecido localmente como ‘a Capela Carvalho’.

Mais acima, ainda dentro da árvore, há um posto para oração e isolamento: a Chambre de l’Ermite (Câmara do Eremita).

A população de imediato acolheu as ideias dos dois religiosos e a árvore ganhou, à volta, escadas (sempre decoradas com flores), um telhado e até pequenos torreões.

https://www.youtube.com/watch?v=TLQebn6dp6Q

Em destaque

Subir