Mundo

Vídeo: Trump chama “Pocahontas” a senadora

Donald Trump provocou nova polémica ao transformar uma cerimónia de homenagem aos índios num insulto velado a uma senadora. Sem referir o nome de Elizabeth Warren, afirmou que é “chamada de Pocahontas”.

Numa cerimónia de homenagem a três veteranos de guerra, índios da tribo navajo, o Presidente dos EUA variou o discurso para deixar uma crítica velada à senadora.

“Vocês estão aqui há mais tempo do que qualquer um de nós”, disse Trump, para os índios: “Mas temos uma senadora que dizem ter estado aqui também há muito tempo. Chamam-lhe Pocahontas”.

Esta senadora “Pocahontas” é Elizabeth Warren, a democrata de Massachusetts que, na campanha de 2012, terá mentido sobre a ascendência ao afirmar que provinha de uma tribo nativo-americana.

Refira-se que a cerimónia em que Donald Trump falou da “Pocahontas” serviu para homenagear três combatentes da II Guerra Mundial que, a partir do idioma navajo, desenvolveram um código de encriptação para que os nazis não conseguissem ler as mensagens dos aliados.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=9NOM6DY1NSD7

Em destaque

Subir