Mundo

Vídeo: Trump atira rolos de cozinha a vítimas de furacão

Donald Trump foi a Porto Rico e a notícia ganhou dimensão pelo acumular de gafes. O Presidente dos EUA comparou a mortalidade de dois furacões, confundiu ramos militares e ‘ajudou’ os desalojados como quem brinca ao basquetebol, atirando-lhe rolos de cozinha. Veja o vídeo.

Aconteceu finalmente a aguardada visita do Presidente do EUA a Porto Rico, a ilha devastada pelo furacão Maria há… 13 dias. Só nos campos de golfe, o chefe de Estado já passou 67 dias, lembrou a imprensa norte-americana mal Trump chegou à ilha.

A visita durou cerca de quatro horas, tempo suficiente para Donald Trump acumular uma série de gafes. Como comparar “os 16 mortos” do furacão Maria com “as tremendas centenas e centenas e centenas” de mortos de “uma catástrofe real como o Katrina”.

“Cada morte é um horror, mas se olharmos para uma catástrofe real como o Katrina, se virmos as tremendas centenas e centenas e centenas de pessoas que morreram, e depois compararmos com o que aconteceu aqui e qual é a vossa contagem de mortos? Dezasseis pessoas, contra centenas”, salientou o Presidente dos EUA, neste incrível discurso a comparar furacões que terminou assim: “Podem estar orgulhosos. Dezasseis [mortos] contra literalmente milhares de pessoas”.

Acresce que os 16 mortos do furacão Maria são de um balanço inicial: ontem, o registo oficial era de 34 mortos. O balanço oficial do Katrina (em 2005) foi de 1833 mortos.

“Donald Trump a atirar amendoins a macacos”, ironizou um utilizador do Twitter.

Mas Trump também confundiu a Guarda Costeira, a força militar que foi a primeira resposta ao furacão Maria, com… a Força Aérea. Para emendar, o chefe de Estado passou de um furacão que destruiu Porto Rico para o orçamento de um avião militar, o F-35. Isto na ilha que vive uma crise humanitária…

Para terminar ‘em grande’, Donald Trump foi jogar basquetebol com rolos de papel num… abrigo para desalojados do furacão Maria. Veja:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=N39Y29X1X2ON

Em destaque

Subir