Nas Redes

Vídeo: Mais Transferências ou transferências a mais?

O verão, para os adeptos do futebol, tem dois problemas: não há campeonato e há o mercado das transferências que nunca se concretizam. São nomes em catadupa, que alimentam a imprensa. O passe do atleta não se vende, mas vendem-se jornais e aumentam as audiências. Veja o vídeo que se tornou viral, nas redes sociais, com uma lista de reforços que nunca se confirmaram.

“Este tipo de rumores nós temos que os noticiar, quanto mais não seja para noticiar que o rumor existe”, afirma Rui Pedro Braz, jornalista que participa no programa Mais Transferências, da TVI24.

É um facto que a imprensa está repleta de rumores. Mas as boas práticas do jornalismo recomendam que se proceda a uma investigação, para confirmar ou desmentir a informação, transformando o rumor num facto noticioso.

Porém, a imprensa nacional utiliza os rumores para especular. E a especulação sobre um rumor não pode dar bom resultado.

Com tantos nomes noticiados, com tantos rumores lançados para cima da mesa, não admira que o tiro saia certeiro, de vez em quando.

Entretanto, um vídeo tornou-se viral, nas redes sociais. Reúne factos: não rumores. São jogadores que foram apresentados como estando a ser negociados, ou em cima de uma mesa com nomes de atletas a contratar.

Mesmo com as devidas ressalvas feitas pelo jornalista, o adepto recebeu esta informação por confirmar. E deu asneira.

Quando é que começa o campeonato?

Em destaque

Subir