Nas Notícias

Vídeo: Tire uma selfie e saiba se tem anemia

eyenaemia Um concurso promovido pela Microsoft premiou um aplicativo da área da saúde. Com o ‘Eyenaemia’, desenvolvido por dois estudantes de medicina australianos, basta uma selfie para a pessoa saber se tem anemia. A precisão da app é de 80 por cento.

Com uma selfie, qualquer pessoa pode saber, com uma precisão a rondar os 80 por cento, se sofre de anemia.

Este diagnóstico não invasivo é uma aplicação para smartphones com Windows Phone que valeu a dois estudantes de medicina, da Austrália, o principal prémio da ‘Imagine Cup’, um concurso promovido pela Microsoft.

Depois de vencer na categoria de ‘cidadania’ (as outras eram as de ‘jogos’ e ‘inovação’), a app arrecadou o prémio principal, superando os restantes finalistas de um concurso para estudantes em que participaram candidatos de 34 países.

De acordo com os criadores, a app já está a ser usada em vários hospitais da Austrália. Com o ‘Eyenaemia’, que pode ser descarregado gratuitamente, a pessoa só tem que tirar uma selfie que apanhe a pálpebra inferior puxada para baixo.

Através de uma análise à membrana mucosa do olho, a aplicação calcula o risco de anemia. Segundo os testes realizados, a percentagem de precisão no diagnóstico ronda os 80 por cento.

Em destaque

Subir