Nas Notícias

Vídeo: Subcomissário de Guimarães suspenso, sindicato critica

O subcomissário que agrediu o adepto do Benfica em Guimarães foi suspenso preventivamente. A decisão do ministério da Administração Interna suscitou surpresa no Sindicato dos Oficiais de Polícia. Veja o vídeo.

Sete semanas depois, o subcomissário que agrediu o adepto do Benfica em Guimarães foi suspenso preventivamente, por 90 dias. Em causa está a alegada violação de deveres de correção, obediência, zelo e aprumo.

A ordem partiu da ministra da Administração Interna, que determinou também a abertura de um inquérito disciplinar, que pode levar à expulsão do agente da polícia, no limite.

“A ministra da Administração Interna (…) determinou (…) a instauração de processo disciplinar contra o subcomissário Filipe Silva, pela prática de infrações disciplinares que integram a violação dos deveres de correção, obediência, zelo e aprumo. Foi, ainda, decretada a suspensão preventiva do Subcomissário Filipe Silva pelo período de 90 dias”, pode ler-se no site daquele ministério.

A medida suscitou espanto no Sindicato dos Oficiais de Polícia. Em declarações à SIC notícias, Henrique Figueiredo, presidente daquele sindicato, não compreende a decisão.

“Se há um mês e meio atrás não havia fundamentos para uma suspensão preventiva – tendo em consideração que todas as diligências que à partida se consideravam necessárias foram entretanto desenvolvidas – não se percebe muito bem de que forma a suspensão do comissário podem interferir no desenrolar do inquérito”, critica Henrique Figueiredo.

Os incidentes ocorreram a 17 de maio, nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e envolveram elementos da PSP e adeptos do Benfica, dois dos quais menores e um idoso.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir