Mundo

Vídeo: Síria devastada pela guerra já tem… uma fábrica de cerveja

Uma fábrica de cerveja agora inaugura prevê produzir mais de 15 milhões de litros por ano. A informação até seria normal se esta fábrica não estivesse na Síria, um país devastado por uma guerra civil que está em ‘pausa’ até à expulsão definitiva das forças do Estado Islâmico.

Foi a 11 de janeiro de 2011 que os protestos populares tomaram conta das ruas da Síria, dando origem à revolta armada de 15 de março para afastar Bashar al-Assad do poder. Mas o Presidente continuou a mandar, graças ao apoio da Rússia, e a Síria mergulhou numa guerra civil, aproveitada pelo Estado Islâmico para ganhar terreno para o Califado.

Desde 2011 que não há cerveja na Síria, uma vez que as preocupações passaram a ser os bens alimentares de primeira necessidade e as armas (não necessariamente por esta ordem). Só agora é que o ‘sumo de malte’ voltou a circular no país, quando a expulsão do ISIS é iminente e as forças do regime e da oposição se avaliam antes da retomada dos confrontos.

A Fábrica de Cerveja de Aradoz, um investimento de 16 milhões de dólares por dois sírios exilados na República Checa, voltou a produzir a preciosa bebida no país, na cidade de Safita.

Enquanto a produção não chega ao mercado, a única cerveja a circular na Síria é contrabandeada através do Líbanos. “Estamos confiantes de que vamos ter um produto competitivo a um preço justo”, prometem os donos da nova fábrica de cerveja.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=H592WNSHUGDR

Em destaque

Subir