Nas Notícias

Vídeo: “Sérvia enfrenta a maior catástrofe natural da sua história”, destaca primeiro-ministro

servia inundacoes 400 Aleksander Vucic, primeiro-ministro da Sérvia, destaca que o país enfrenta “a maior catástrofe natural da sua história”. As inundações nos Balcãs levaram a Sérvia e a Bósnia a declarar estado de emergência. Há cinco mortos confirmados, mas o balanço oficial é provisório.

A Sérvia enfrenta inundações nunca vistas, segundo realça o primeiro-ministro Aleksander Vucic, em declarações reproduzidas pela Euronews. “É a pior catástrofe natural da História da Sérvia. Choveu mais num dia do que em quatro meses”, enfatizou o chefe de Governo sérvio.

Há cinco mortos confirmados, mas o balanço é naturalmente provisório. Estima-se que mais de 100 mil casas tenham sido afetadas pelas cheias. Alguns moradores foram resgatados e obrigados a abandonar o lar.

Estas inundações sem precedente nos Balcãs levaram a Sérvia e a Bósnia a declarar estado de emergência. A força das águas destruiu estradas e pontes, com a população a ficar sem vias de comunicação.

Os telhados foram em muitos casos a única plataforma disponível para que os sérvios se protegessem das cheias, inundações sem igual desde que há registos no país, há 120 anos.

As previsões meteorológicas apontam no sentido de uma acalmia, ainda que a chuva continue, durante esta sexta-feira. No entanto, a precipitação será menor do que a verificada nos últimos dias.

A Sérvia já fez um pedido de ajuda internacional, sendo que alguns países estão a mobilizar equipas de socorro para ajudar nas missões que decorrem na região.

Veja a reportagem da Reuters, que dispensa palavras:

https://www.youtube.com/watch?v=Hur0dIuj7JM

Em destaque

Subir