Cultura

Vídeo: A rua de Toronto que ficou congestionada com livros

rua_livros__1600Uma das ruas mais movimentadas de Toronto, a Hagerman Street, no Canadá, foi alvo de uma iniciativa cultural do coletivo Luzinterruptus, que transformou o trânsito em literatura. E assim mais de 10 mil livros foram espalhados pela via, durante 10 horas. Veja o vídeo.

O coletivo espanhol Luzinterruptus criou uma espécie de ‘Literatura versus Trânsito’, fechando uma das ruas movimentadas da cidade de Toronto, onde foram colocados mais de 10 mil livros.

Durante 12 horas, o trânsito encerrou. Na via, apenas pessoas e livros, cada um deles iluminado, numa luz ininterrupta, em contraponto com o nome do grupo.

Toronto foi a quarta cidade a acolher a iniciativa, que já se realizou em cidades como Nova Iorque, Melbourne e Madrid.

O objetivo é a promoção da cultura e o combate ao trânsito. Na rua, flui a palavra, sem congestionamento, num espaço livre de carros, nem que seja por uma noite apenas – mais os 12 dias necessários para a colocação dos livros e restante preparação do evento, a cargo de 50 voluntários.

Ao permitir que a rua flua com palavras escritas, a cidade entrega-se aos cidadãos, livre, neste rio literário.

“Uma área da cidade tipicamente reservada para a velocidade, a poluição e o ruído, transformou-se, por uma noite, num lugar de sossego, calma e coexistência humana, iluminada pela luz suave que sai das páginas iluminadas”, salientam os artistas.

Os livros permaneceram no chão, para que pudessem ser lidos, tocados, sentidos, ou levados para casa. Os carros voltaram a invadir o espaço da cultura, como sempre, mas as memórias da iniciativa levarão a que se pense neste problema.

Além de uma reflexão sobre o congestionamento nas áreas urbanas, a iniciativa também quis promover uma valorização do livro impresso, numa era cada vez mais digital.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir