TV

Vídeo: Quer participar na revolução bolchevique? Use o Twitter para regressar a 1917

Para milhões de utilizadores do Twitter, estamos no ano 1917. O império russo está ameaçado e há rumores de uma revolução para depor o czar Nicolau II.

O que teria acontecido em 1917, o ano da revolução bolchevique na Rússia, se a informação circulasse de forma instantânea como acontece agora?

Com a hashtag #1917LIVE, a imprensa russa e a sociedade civil estão a regressar ao passado, recriando a queda do regime czarista em tempo real.

E por “tempo real” estamos a 7 de março de 1917, o dia em que Moscovo distribui cupões para a distribuição de pão e de farinha.

“Os trabalhadores estão em greve OUTRA VEZ. A produção parou. Podemos ser obrigados a tomar ações”, avisa, no Twitter, o general Alexeev, do exército czarista.

Vários jornais de 2017, como o Russia Telegraph, criaram contas no Twitter (@RT_2017) para divulgarem notícias factuais sobre (e de) os acontecimentos de 1917, o ano em que o czar Nicolau II foi forçado, pelo desenrolar da I Guerra Mundial e pelos sovietes bolcheviques, a abdicar do poder.

A iniciativa já está a provocar ciúme no império do outro lado do mundo: os Estados Unidos.

“Se ao menos os americanos fizessem o mesmo para o Ato de Conscrição”, desabafou John S. Reed, referindo-se à lei de Woodrow Wilson (o Presidente em 1917) que convocou os EUA a entrarem na I Guerra Mundial.

Embora seja uma iniciativa russa, esta participação em tempo real na Revolução de 1917 está aberta a todos os utilizadores do Twitter, bastando para tal que usem a hashtag #1917LIVE.

Em destaque

Subir