Ciência

Vídeo: Quer ir a Marte? Elon Musk explica tudo o que precisa de saber

Uma palestra de Elon Musk descreve o plano para colonizar Marte, já a partir de 2025. Saiba como apanhar uma boleia da SpaceX para o ‘planeta vermelho’.

Ao longo de uma hora, o diretor executivo da SpaceX explicou todos (mas mesmo todos) os detalhes das viagens programas para Marte, um planeta cuja colonização vai arrancar (garantiu ele) em 2025.

Apelando à colaboração da comunidade científica com a indústria e os governos, Elon Musk apontou as principais dificuldades técnicas que pairam sobre a sustentabilidade da vida humana no ‘planeta vermelho’,

A Space X, uma empresa de transporte espacial, está preparada para levar até um milhão de pessoas para Marte.

É claro que não vai tudo de uma vez, respondeu Elon Musk: é um plano para entre quatro a dez décadas, a começar (insistiu) já em 2025.

Por cada viagem, o Sistema de Transporte Interplanetário (IST) pode levar entre 100 a 200 colonos. A nave, de 17 metros, terá o triplo da potência da Saturn V que colocou o Homem na Lua pela primeira vez.

Na mesma conferência, que decorreu no Congresso Internacional Astronáutico em Guadalajara (México), o cientista referiu ainda que as viagens vão ocorrer com intervalos de 26 meses, o período que Terra e Marte necessitam para se aproximarem e tornarem a distância menos longa.

A duração de cada viagem vai variar entre os 80 e os 150 dias.

No ‘planeta vermelho’, a nave será abastecida com gás metano extraído no planeta.

Para a SpaceX, o sonho de colonizar Marte representa um investimento de 300 milhões de dólares por ano, pelo menos até 2018.

Só a primeira viagem (em 2025) deve custar para cima de 10.000 milhões de dólares.

São ‘trocos’ para a Humanidade quando o preço a pagar pelo falhanço é… a extinção da vida na Terra.

“O futuro da Gumanidade passa fundamentalmente por um de dois caminhos: ou nos tornamos numa espécie multiplanetária e numa civilização exploradora do espaço, ou ficamos presos num planeta até ocorrer algum evento de extinção”, avisou Elon Musk.

Se tiver vontade de ajudar a colonizar Marte, vá recheando o mealheiro: quem quiser comprar um bilhete só de ida terá de pagar 200 mil dólares.

Em destaque

Subir