Nas Notícias

Vídeo: Quer emagrecer? Esqueça o exercício físico

O especialista Kevin Hall, do National Institutes of Health, quebra o mito. O exercício físico não é a melhor forma de perder peso. Praticar qualquer atividade física faz bem à saúde, mas não altera os números da balança. Veja o vídeo.

O verão acaba de começar e é tempo de perder uns quilos. Que tal fazer uma inscrição no ginásio? Esqueça. Se o objetivo é perder peso, o ginásio não vai ajudar, nem sequer uma corrida no quarteirão todos os dias. Qualquer uma das opções será benéfica para a sua saúde, mas nenhuma delas vai conduzir a uma perda de peso.

Esta teoria é baseada em factos, defendidos por um especialista do National Institutes of Health, dos Estados Unidos.

“O exercício é excelente para a saúde, mas não pense nele como uma ferramenta para perder peso”, salienta Kevin Hall.

A atividade física representa uma percentagem muito reduzida das calorias ‘queimadas’ pelo corpo humano, sendo que o metabolismo é o responsável pela maior fatia.

Acresce que o exercício físico está relacionado com outro fator que não agrada a quem quer emagrecer: o apetite. Quanto mais esforço, mais fome sentirá, mais calorias irá ingerir.

Outro estudo que remonta a 2012 aponta no mesmo sentido. Uma tribo da Tanzânia com atividade física intensa foi analisada e os resultados surpreenderam os investigadores. Em comparação com pessoas com uma vida sedentária, essa tribo apresentou exatamente a mesma quantidade de calorias queimadas.

“Verificámos que não havia qualquer diferença. Com um estilo de vida ativo, não perdiam mais calorias do que adultos norte-americanos ou europeus”, revela Herman Pontzer, principal autor do estudo.

E vamos a mais factos. Para gastar as calorias ingeridas com um hambúrguer e batatas fritas, precisa de uma hora de corrida intensa. Necessita de uma hora de dança intensa para eliminar as calorias presentes em três copos de vinho. Dois donuts obrigam a uma hora de bicicleta.

Certamente, colocou a questão: se a realidade é esta, como perder peso? Basta adotar uma dieta saudável. As suas escolhas não devem passar por quantas horas vai passar a correr, mas pela quantidade e qualidade dos alimentos que ingere.

E não adianta fazer dietas. Tem de adotar hábitos saudáveis, para sempre. Vai perder peso e ganhar saúde.

Esqueça horas de ginásio. Pode eliminar igual quantidade de calorias em cinco minutos, afastando aquela fatia de pizza a mais que decidiu comer.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir