Nas Notícias

Vídeo: PSD critica ciclovias e é arrasado nas redes sociais…

O PSD fez um paralelo entre despesas com a construção das ciclovias e uso daquelas infraestruturas. E acabou arrasado nas redes sociais. “O vídeo é polémico? Ainda bem. Pode ser que assim se discuta a mobilidade”, assinalam os sociais-democratas. Veja as imagens.

“Sabe quantas bicicletas usam, num dia comum, as ciclovias construídas em Lisboa?”, começam por perguntar os sociais-democratas, num texto que acompanha um vídeo assumidamente polémico.

“O vídeo que lançámos hoje não é sobre bicicletas. É sobre prioridades. É sobre mobilidade. E numa cidade com sete colinas a questão da mobilidade não passa pela construção desenfreada de ciclovias”, justificam.

A ideia do PSD de Lisboa não é criticar aquelas infraestruturas, mas lamentar o que consideram ser paradigmas errados de mobilidade.

“Nos últimos anos gastámos milhões a construir estradas para bicicletas e a comprar bicicletas. Nos últimos anos foi assim. Em nome dos “novos paradigmas na mobilidade” fez-se tudo isso. E, ao mesmo tempo, circular na cidade nunca foi tão doloroso. E, ao mesmo tempo, os transportes públicos nunca estiveram pior. Entre obras, engarrafamentos, alterações semanais de sentido e desinvestimento nos transportes público a cidade nunca esteve pior. Nunca foi tão caro viver em Lisboa e nunca Lisboa esteve pior”, continuam.

“Há milhares de lisboetas que pagam os seus impostos e não têm acesso a um simples bilhete de metro. Há milhares de lisboetas que pagam os seus impostos e continuam sem estar servidos por um autocarro”.

“Há milhares de lisboetas que pagam os seus impostos e, pura e simplesmente, não conseguem circular dentro da cidade. Mas fizemos ciclovias. Mais de 200 quilómetros de ciclovias. Não conseguimos circular na cidade e os transportes públicos não funcionam. Mas somos ‘modernos’”, escrevem.

A concluir, a ideia de que o PSD nada tem contra as bicicletas e ciclovias. Porém, o partido acredita que “os impostos que pagamos mais do que justificam qualidade de vida”. E qualidade de vida “é mensurável em temas como a segurança, a limpeza urbana e, também, a mobilidade”.

E aqui mais a polémica. Para os sociais-democratas, andar de bicicleta é um “luxo”.

ciclovia_lisboa_900“A mobilidade de todos. Mesmo daquela esmagadora maioria que, por uma razão ou por outra, não se pode dar ao luxo de andar diariamente de bicicleta. Que tem de se deslocar em transportes públicos ou nos seus carros. Especialmente desses. É uma questão de prioridades. Tudo o resto é relevante, mas complementar. Importante, mas secundário”.

“O vídeo é polémico? Ainda bem. Pode ser que assim se discuta a mobilidade”, conclui a nota do PSD.

Veja as imagens, que suscitaram uma onda de críticas ao PSD, acusados de serem “provincianos” e de “cavarem a sua própria sepultura”.

Em destaque

Subir