TV

Vídeo: Professor atravessa o rio a nado para dar aulas

Um professor indiano nada todos os dias, para poder chegar à escola. E fá-lo há duas décadas. Abdul Mallik, de 40 anos, transformou-se numa inspiração, para colegas e alunos, e mostrou ao mundo uma das razões pelas quais a Índia apresenta uma elevada taxa de abandono escolar. Veja o vídeo.

“Devemos fazer o nosso trabalho com a máxima dedicação”.

O dia do professor Abdul Mallik começa com uma pequena caminhada até ao rio, em Malappuram, no estado indiano de Kerala. Transporta consigo roupas apropriadas para nadar, que veste quando chega à margem. Coloca uma bóia de segurança (um pneu velho de um automóvel sem reparação) e nada cerca de 15 minutos, até ao local mais próximo da escola.

Do outro lado da margem, volta a vestir as roupas que retirara junto ao rio. E em 10 minutos chega ao destino, onde estão os alunos à sua espera.

A alternativa seria apanhar um autocarro, mas os serviços não são fiáveis e as estradas não apresentam segurança. A escola fica a 12 quilómetros, excessivos para sinuosos caminhos.

“A nadar, só preciso de 30 minutos para chegar à escola. De autocarro, precisaria de, pelo menos, duas horas”, conta o docente.

Abdul Mallik, que leciona naquela escola desde 1992, repete esta rotina há duas décadas. Transformou-se numa inspiração, para professores e alunos. Ensina uns e outros uma lição: “Devemos fazer o nosso trabalho com a máxima dedicação”.

E a escola seguiu este exemplo, colocando a natação nas atividades curriculares dos alunos. Até porque as fracas acessibilidades são uma das razões que levam ao abandono escolar.

As crianças da escola primária estão a aprender a nadar, para poderem evitar o autocarro, enfrentar o rio e aprender.

Veja o vídeo.


Teaching and Swimming – His Way To Inspiration by pttv

Em destaque

Subir