Mundo

Vídeo: Primeiro-ministro holandês de esfregona a limpar o chão

O primeiro-ministro da Holanda entornou café, quando circulava no Parlamento. Mark Rutte fez o que lhe competia, limpando onde tinha sujado e dando um exemplo de cidadania.

Uma teoria económica diz que uma nação tem de ser governada com o mesmo rigor com que se gere uma casa. E da Holanda chega-nos um exemplo perfeito da aplicação prática dessa tese.

Um exemplo ao mais alto nível, pois o protagonista, Mark Rutte, é ‘apenas’ o primeiro-ministro.

Ao atravessar um torniquete nos corredores do Parlamento holandês, o governante atrapalhou-se e deixou cair o copo com café.

Um vigilante aproximou-se de imediato para tranquilizar a vítima. Afinal, Mark Rutte tinha um país para gerir, não se podia distrair com uma coisa tão banal e mundana como a limpeza do café entornado.

O primeiro-ministro da Holanda não hesitou, porém, em meter mãos à obra.

Pedindo a esfregona à primeira funcionária da limpeza que respondeu ao acidente, Mark Rutte limpou a porcaria que tinha feito.

Outras funcionárias da limpeza, apercebendo-se do exemplo que vinha de cima, suspenderam momentaneamente o que estavam a fazer para aplaudir uma política que não tinha sido prometida durante a campanha eleitoral.

Afinal, não é todos os dias que se vê um governante a ‘trabalhar’ como um cidadão comum.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=DOODW3WOUUYG

Em destaque

Subir