Ciência

Vídeo: Portugal explora Marte para o mundo

Camões não sabia que Portugal ia ajudar a explorar Marte quando escreveu a expressão ‘Dar mundos ao mundo’, mas a verdade é que a nossa tecnologia está a caminho do ‘planeta vermelho’, a bordo da missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla internacional).

É esta tarde que a missão ExoMars chega a Marte, fazendo mergulhar na atmosfera o módulo Schiaparelli.

O sucesso da operação depende também de Portugal. Alguma da tecnologia a bordo foi desenvolvido por cientistas do Porto e de Coimbra que trabalham na HPS, a tecnológica luso-alemã que desenvolveu o escudo térmico que envolve o módulo Schiaparelli.

Os portugueses também participam através da Critical Software, responsável pelos sistemas de bordo que permitem controlar o módulo.

“Estamos muito orgulhosos por integrar este ambicioso projeto espacial europeu e por contribuir com o nosso trabalho para o sucesso da primeira parte da missão: chegar a Marte, entrar na sua órbita e conseguir pousar a sonda Schiaparelli na sua superfície”, salientou Bruno de Carvalho, um dos diretores da empresa de Coimbra.

Portugal está assim prestes a chegar a Marte, no ponto alto da missão iniciada há sete meses, quando a sonda TGO partiu da Terra e deu início à missão ExoMars.

É a segunda tentativa da ESA para chegar onde até agora só a NASA chegou. O Beagle 2, lançado há 13 anos, chegou a cair na superfície do ‘planeta vermelho’, mas nunca deu sinal de vida.

Veja como deve decorrer a chegada do módulo europeu a Marte, nesta simulação da ESA:

Em destaque

Subir