Mundo

Vídeo: Pontes para que os animais não morram nas autoestradas?

A construção de autoestradas e passagens desniveladas interfere com os habitats dos animais, porque funcionam como barreiras. Mas há uma solução para o problema.

Quando o Homem pensa o mundo e não esquece os animais o resultado é brilhante.

Olhar a natureza humana leva a que se construam pontes, autoestradas e vias-férreas, em nome de uma circulação célere que é sinónimo de desenvolvimento.

Mas há o reverso da medalha: essas infraestruturas colocam em causa os habitats dos animais, que veem barreiras nas florestas a interferir, por exemplo, nos processos de migrações.

Se, por um lado, há obstáculos que a própria natureza criou, como grandes desfiladeiros, outros são obra humana, que raramente pensa nestes problemas.

E por isso as autoestradas são palco de inúmeros atropelamentos. E por isso há sinalização para a existência destas vítimas.

Felizmente, a expressão “raramente” persiste. E por isso a engenharia cria novas soluções, como pontes e túneis para… animais.

É verdade. São vias que têm uma única finalidade: permitir a circulação dos animais, evitando alterações nas florestas.

Os ganhos são a biodiversidade, porque se evita a morte de espécies que necessitam de procurar outros locais, consoante a época do ano, para sobreviver.

Defender os animais e a vida selvagem é defender a vida do Homem.

Veja um vídeo que mostra algumas destas pontes.

São soluções para um problema que não é novo.

Em destaque

Subir