Mundo

Vídeo: É uma ponte, ou uma rotunda? Ou ambas?

É uma das mais originais pontes do mundo. Foi contruída no Uruguai e une as margens dos municípios de Rocha e Maldonado, na bela região de Laguna Garzón. Veja o vídeo da ponte em forma de rotunda.

Construir uma ponte numa região marcada pela beleza natural seria sempre um desafio difícil. E por isso o arquiteto uruguaio Rafael Vinõly teve de pensar duas vezes, para propor este projeto.

A mão humana estragaria sempre a paisagem natural. Sobretudo com uma ponte, elemento que contraria essa lógica: a paisagem natural.

Desse modo, Vinõly tentou corrigir a ‘falha’, criando uma ponte em forma de rotunda, para que quem atravessa para a outra margem (de carro ou a pé) possa observar a bela paisagem. E esse foi o objetivo em que assentou este projeto.

Na verdade, a ponte não é uma rotunda tal qual as conhecemos. Não permite a circulação em 180 ou 360 graus, o que se justifica com questões de segurança – e também porque o objetivo de utilizar a via não é fazer inversão do sentido de marcha, ou passear na estrutura.

Mas a curva que o arquiteto criou em cada uma das vias confere-lhe um toque original e obriga a uma circulação mais lenta, o que leva a paisagem a entrar pelo olho de quem nela circula.

A ponte criada por Rafael Vinõly não é apenas um belo elemento arquitétónico. Vem corrigir um problema: a circulação para a outra margem só poderia ser feita de balsa, que não poderia transportar mais do que dois automóveis de cada vez.

Cada faixa de rodagem tem duas vias, formando um circulo com cerca de 100 metros de diâmetros.

O custo da ponte ronda os 10 milhões de euros, sendo que o projeto foi financiado com fundos públicos e com um importante apoio financeiro de um empresário milionário.

Veja o vídeo da ponte, inaugurada em dezembro de 2015.

Em destaque

Subir