Nas Notícias

Vídeo: Polícia bate continência a Sócrates, Marinho Pinto ri

Um polícia bateu continência a José Sócrates, quando o arguido da Operação Marquês chegava a casa, depois de ver alterada a medida de coação, de prisão preventiva para prisão domiciliária. Marinho Pinto não evitou o riso, em direto, na TVI24. “Estas imagens espantam-me”, disse o advogado.

“Até me estou a rir comigo próprio porque estou a ver um guarda prisional a fazer a continência ao arguido José Sócrates. Estas imagens espantam-me”, assinalou o advogado Marinho Pinto.

A continência é um modo de manifestar respeito e apreço a superiores, pares e inferiores, na hierarquia militar. Terá nascido na época medieval, quando os cavaleiros retiravam a parte frontal do elmo, para serem identificados.

O gesto é hoje usado, mas não perante arguidos. Porém, à chegada a casa onde iria cumprir a medida de coação determinada pelo juiz (prisão domiciliária), Sócrates foi saudado dessa forma.

“Até me estou a rir comigo próprio porque estou a ver um guarda prisional a fazer a continência ao arguido José Sócrates”, assinalou o advogado Marinho Pinto, convidado da TVI24 para comentar a libertação do ex-primeiro-ministro, arguido na Operação Marquês.

José Sócrates responde pela alegada prática de crimes como corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Marinho Pinto comentou a alteração da medida de coação, criticando o facto de o caso não ser debatido em termos políticos. Mas as suas palavras mais curiosas referem-se a este detalhe de reverência a um arguido.

“Quando ele está a entrar em casa, há ali um guarda que faz a continência a um arguido que ele próprio trouxe da prisão. A continência é um cumprimento de caraterísticas militares muito reverente…”, assinala Marinho Pinto, que não consegue parar de se rir.

Veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=iPcm6ueUaoI&feature=youtu.be

Em destaque

Subir