Mundo

Vídeo: Polícia algema criança de 10 anos por “corresponder à descrição”

A polícia de Chicago tem sido alvo de críticas nas redes sociais depois de deter e algemar uma criança de 10 anos. O rapaz brincava no pátio da sua avô quando foi detido por “corresponder à descrição” do suspeito que as autoridades perseguiam. Veja.

As imagens mostram a criança de 10 anos, assustada, a ser algemada pelas autoridades e a ser interrogado relativamente ao uso de uma arma. Em poucos dias, foram vistas mais de 700 mil vezes.

De acordo com o chefe da polícia de Chicago, os agentes não fizeram nada de errado.

Depois de receberam várias chamadas sobre um jovem que carregava uma arma, os polícias acabaram por deter e algemar o rapaz, quando este correu assim que os viu.

“Recordem-se que é difícil para um agente ter a certeza se a criança tem 10, 12 ou 14 anos. Nesse sentido, eles algemaram-no por razões de segurança”, explicou Eddie Johnson, o chefe da polícia, numa conferência de imprensa.

Apesar disso, Michael Thomas Jr. e a sua família ficaram assustados e frustrados.

“Eles dizem que alguém ligou a reportar que um jovem numa bicicleta azul carregava uma arma. Há pelo menos cinco jovens aqui que correspondem a essa descrição”, disse um tio do rapaz, citado pela Vice.

A avó da criança criticou as autoridades, pedindo-lhes insistentemente que lhe retirassem as algemas, que não era Michael Tomas Jr. quem carregava uma arma.

“Quero respostas!”, exigiu a mãe. “Dez anos de idade e vocês algemam-no? Assustaram-no para o resto da vida”, atirou.

Eddie Johnson reconheceu a dificuldade em lidar com uma criança nesta situação, lamentando a “angústia” da família e prometendo uma investigação para certificar os procedimentos.

A criança, contudo, não aguentou o susto, ficando visivelmente abatido.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=B51RM6MO1DU1

Em destaque

Subir