Mundo

Vídeo: Polícia abate homem em cadeira de rodas com 10 tiros

A morte de um civil negro, abatido pela polícia norte-americana, em Wilmington, Delaware, foi registada em vídeo. Jeremy McDole tinha 28 anos. As imagens são desaconselhadas a pessoas sensíveis.

O incidente ocorreu na passada quarta-feira. Jeremy McDole, de 28 anos, estava na sua cadeira de rodas e desobedeceu às ordens dos agentes, segundo pode observar-se nas imagens, captadas por uma testemunha.

Quatro agentes ordenam a Jeremy para que mostre as mãos e largue uma arma, que alegadamente teria nas mãos. A ordem é repetida por diversas vezes, até que se ouvem diversos os disparos fatais. No total, são 10 tiros.

O jovem tem morte imediata. Cai da cadeira de rodas, num registo que impressiona e que foi publicado no YouTube.

Segundo a versão da polícia, a vítima estava armada. As autoridades alegam que foi recolhida uma pistola de calibre 38, junto ao corpo de Jeremy.

Mas nem assim se atenuam as críticas a esta decisão drástica da polícia. O facto de se tratar de uma pessoa com mobilidade reduzida levanta questões sobre a decisão tomada.

O vídeo é extremamente violento e não recomendável a pessoas sensíveis.

Por seu turno, a família da vítima desmente esta versão da polícia e garante que Jeremy McDole não estava armado. Por outro lado, questiona a razão pela qual não foram utilizados outros meios, como um taser ou balas de borracha.

A sustentar a versão da polícia está uma alegada chamada feita para o 911, linha de emergência dos EUA. Nesse registo áudio, divulgado pela Polícia de Delaware, uma mulher terá pedido ajuda, porque “um homem numa cadeira de rodas estava armado e a disparar contra si próprio”.

Os agentes foram afastados de funções enquanto decorrem as investigações ao incidente, que vem acentuar as críticas à atuação da polícia norte-americana perante cidadãos negros.

O vídeo é extremamente violento e não recomendável a pessoas sensíveis.

https://www.youtube.com/watch?v=SJr0uL0Z-tk

Em destaque

Subir