Nas Redes

Polémica na TVI24 após “ataque informático” em sondagem sobre caso dos emails

Uma sondagem lançada durante um debate da TVI24 sobre o caso dos emails trocados com responsáveis do Benfica suscitou uma forte polémica. O canal apagou o inquérito e reagiu em nota editorial, falando em “ataque informático” e “manipulação”.

Na quarta-feira, durante um debate na TVI24, os telespectadores foram convidados a participar numa sondagem. “O caso dos e-mails é um novo ‘Apito Dourado’ do futebol português?” era a pergunta, sendo que havia três hipóteses de resposta: “Sim, e é mais grave”, “Sim, é igual” e “Não se compara”.

No final do programa, às 23h47, são conhecidos os resultados. Segundo a TVI24, 77 por cento dos participantes na sondagem tinha optado pela terceira escolha (“Não se compara”).

Porém, e segundo uma versão que corre nas redes sociais, quem participasse na sondagem era confrontado com outros resultados (83 por cento dos votos seriam para a primeira opção: “Sim, e é mais grave”).

O caso ganhou dimensão em páginas de adeptos, que acusaram o canal de não apresentar o verdadeiro desfecho do inquérito.

Acresce que a sondagem tinha sido apagada, momentos depois. Hoje, a TVI emite um comunicado, onde fala em “ataque informático” e “manipulação”.

“A TVI identificou um ataque informático à sondagem e, num curto espaço de tempo, uma das opções recebeu dezenas de milhares de votos”, realça o canal.

Ou seja, depois de encerrada a sondagem, terá havido uma votação em massa. A TVI decidiu apagar a sondagem e promete proteger os telespectadores de todo o tipo de manipulação.

E leia nota editorial

“A TVI24 lançou uma sondagem no seu site na passada quarta-feira, dia 14, onde perguntava se “o caso dos e-mails é um novo Apito Dourado do futebol português”. Nas três opções de resposta, os internautas podiam escolher uma das situações: “Sim, e é mais grave”; “Sim, é igual”; e, “Não se compara”.

Esta sondagem esteve em destaque durante o programa Especial Informação que debateu o caso dos emails que lançam suspeitas sobre o Benfica e a arbitragem.

A TVI identificou um ataque informático à sondagem e, num curto espaço de tempo, uma das opções recebeu dezenas de milhares de votos.

A TVI entendeu retirar a sondagem do site da TVI24 porque esta não refletia um resultado de acordo com a expressão espontânea dos votantes.

Não sendo a primeira vez que acontece, a TVI compromete-se a lançar mecanismos de votação que impeçam este tipo de manipulação”.

Em destaque

Subir