Nas Notícias

Vídeo: PJ investiga fraude nas cartas de condução e detém 14 pessoas

Uma gigantesca fraude na aprovação de pessoas que tiraram cartas de condução levou à detenção de 14 detidos, depois de uma operação da Polícia Judiciária (PJ) na região norte. Há suspeita da existência de uma rede que, com meios sofisticados, facilitava a aprovação em exames de código. Veja o vídeo.

Não se sabe quantos alunos recorreram a este esquema fraudulento para obter a aprovação.

Segundo a SIC Notícias, a PJ deteve na manhã desta terça-feira 14 pessoas, suspeitas de integrarem uma alegada rede de corrupção, que tinha como objetivo facilitar a aprovação, nos exames de código.

A PJ está a fazer buscas, com 150 inspetores envolvidos, no âmbito de uma investigação que começou em 2013.

“Os detidos são na maior parte examinadores do centro de exames do Automóvel Clube de Portugal (ACP), no Porto. São oito examinadores e seis responsáveis e funcionários de escolas de condução”, escreve aquele canal.

O Ministério Público e a PJ suspeitam de que esta rede exigia aos alunos avultadas somas de dinheiro, em troca de ajuda nos exames de código.

A polícia suspeita de que a rede utilizava angariadores, que convenciam as alunos que necessitavam de fazer o exame.

Ainda segundo a SIC, o esquema permitia que “pessoas que não sabiam ler nem escrever” conseguissem a aprovação no teste de código. Cada examinando teria de pagar 5000 euros para obter a aprovação.

Com meios tecnológicos avançados (microcâmaras, sistemas de áudio e não só), estabelecia-se um contacto com as pessoas, durante os exame de código. Deste modo, era possível fornecer as respostas corretas, em tempo real.

As buscas da PJ são domiciliárias e também em escolas de condução de diversos concelhos do norte do país. As diligências das autoridades permitirão perceber a verdadeira dimensão desta fraude.

Não se sabe quantos alunos recorreram a este esquema fraudulento para obter a aprovação.

 

Veja o vídeo com a reportagem da SIC Notícias:

Em destaque

Subir