Nas Notícias

Vídeo: Pior hotel do mundo fica na Coreia do Norte e não tem hóspedes há… 30 anos

Um hotel que ‘nasceu’ para assinalar a força económica da Coreia do Norte está há 30 anos por acabar. O edifício tem 105 andares de altura, mas nunca recebeu hóspedes desde o início da construção, corria o ano de 1987.

O Ryugyong, cuja majestosa cúpula se ergue a 330 metros de altura, é um dos símbolos da Pyongyang moderna: planeada com mais ambição do que realismo por um regime que transformou a Coreia do Norte num dos países mais isolados do mundo.

O prédio de 105 andares, que começou a ser construído em 1987, nunca chegou a ser acabado, mas teve custos superiores a 750 milhões de dólares, cerca de 638 milhões de euros.

Visível de qualquer ponto da cidade, o Ryugyong impressiona pela dimensão e formato piramidal. Devido ao número de andares, é popularmente designado como “prédio 105”.

O hotel foi pensado pelo regime norte-coreano como uma resposta ao eterno rival: afinal, em 1986 a Coreia do Sul tinha apresentado o hotel mais alto do mundo, o Westin Stamford, em Singapura.

Numa Pyongyang moderna, o Ryugyong seria um ícone do capitalismo num lendário país comunista: o hotel incluiria um casino e casas de diversão noturna.

A ideia do regime era atrair o investimento estrangeiro, mas a ambição foi demasiado desmedida. Uma análise técnica confirmou os problemas de segurança, agravados pela má qualidade do material de construção, e o prédio foi classificado pela Câmara de Comércio da União Europeia como “o pior hotel do mundo”.

É um hotel tão mau que… nunca teve hóspedes.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=YOMRAKSB2RBW

Em destaque

Subir