Mundo

Vídeo: Piloto aterra às cegas após tempestade de granizo destruir a frente do avião

Uma tempestade de granizo partiu o vidro frontal de um Airbus A320 da AtlasGlobal, deixando o comandante cego. Só a perícia do comandante, Alexander Akopov, permitiu uma aterragem nestas condições quase impossíveis, assegurando a sobrevivência das 127 pessoas a bordo.

O aparelho tinha levantado voo de Istambul, na Turquia, cerca de dez minutos antes de enfrentar uma forte tempestade de granizo.

As pedras de gelo, com o tamanho de bolas de golfe, destruíram a frente do avião, o que impossibilitava a visão ao piloto.

A turbulência do voo gerou o pânico entre os 121 passageiros (ver o segundo vídeo) e o receio nos seis tripulantes, com todas as esperanças depositadas na perícia do comandante Alexander Akopov.

O avião, que seguia rumo a Erkan (Chipre), teve de voltar atrás para aterrar de emergência no Aeroporto de Ataturk, em Istambul. Uma aterragem às cegas, pois o piloto não conseguia sequer ver a pista.

Alexander Akopov pousou o aparelho e a tripulação celebrou o feito como “um segundo aniversário”, nas palavras do novo herói da Turquia, que vai ser hoje agraciado (o incidente ocorreu na quinta-feira) com a Ordem da Coragem do seu país de origem, a Ucrânia.

“O nosso localizador não mostrou este fenómeno meteorológico, senão nada disto teria acontecido. Foi difícil, mas o mais importante é que as pessoas estão vivas”, salientou o comandante, em declarações ao Daily Mail.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=N718B6URD3U9

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=WA47AHDYR84S

Em destaque

Subir