Insólito

Vídeo: Pianista arrisca pena de prisão por tocar piano e incomodar a vizinha

laia martinhttps://www.youtube.com/watch?v=GMQxHMdPeRU Pianista da cidade de Puigcerdà, em Espanha, está sentada no banco dos réus, acusada de provocar ruído que incomoda a vizinha. No julgamento, a queixosa revela que o som do piano lhe provoca nervos, ansiedade e até imobilização de um braço. Caso seja condenada, a pianista, Laia Martín, arrisca uma pena de prisão que pode chegar aos 7,5 anos.

Laia Martín é a mais conhecida pianista de Puigcerdà, não pelo seu talento, mas pelo ruído que provoca. Esta é, pelo menos, a versão de uma vizinha, Sonia Bossoms, que apresentou uma queixa em tribunal, acusando a pianista de a deixar à beira de um ataque de nervos.

Esta jovem espanhola – que faz da música a sua profissão – responde por poluição sonora e também por alegadas lesões do foro psicológico, que a queixosa garante ser vítima. Em tribunal, fala de episódios de ansiedade e até de um sintoma que certamente gostaria de ver na vizinha: a imobilização de um membro superior.

É que, segundo argumenta, Laia não para de tocar piano (oito horas por dia, segundo a acusação) e nem a insonorização que a família fez no apartamento impede que a vizinha se queixe.

O julgamento começou nesta semana, na Audiência Provincial de Girona. De um lado, Sonia Bossoms realça os efeitos que o som do piano provoca. Do outro, a pianista nega os argumentos da acusação.

Caso seja condenada, Laia Martín, arrisca uma pena de prisão que pode chegar aos 7,5 anos. A acusação quer também que o tribunal impeça a pianista de exercer qualquer profissão relacionada com piano, nos próximos quatro anos. A título de indemnização, Sonia Bossoms reclama 9900 euros.

Em destaque

Subir