Nas Notícias

Vídeo: “Todos pensámos que íamos morrer”. Guardian recorda tragédia de Pedrógão Grande

Um dos jornais mais prestigiados do mundo evocou ontem a tragédia de Pedrógão Grande, a 17 de junho. “Todos pensámos que íamos morrer” é o título da reportagem do The Guardian sobre “O maior incêndio florestal de Potrugal”.

Três meses (e dois dias) depois, as imagens de Pedrógão Grande não deixam de impressionar. Mesmo que as legendas estejam em inglês, como neste trabalho do influente jornal britânico.

“As pessoas choravam e pediam à Nossa Senhora para nos ajudar, pensávamos todos que íamos morrer”, diz uma das sobreviventes do “inferno” que tirou a vida a 64 pessoas.

“Com um número recorde de fogos florestais por toda a Europa, viajámos até Portugal, ao epicentro das chamas, para descobrir porque este incêndio foi tão mortal e o que pode ser feito para não aconteça outra vez”, sustenta a reportagem do The Guardian, ontem publicada no site do jornal.

“Portugal é um dos países com mais floresta no país, mas as áreas rurais assistem a um êxodo dos jovens que não mostra sinal de reversão. Hoje, simplesmente não há gente suficiente para cuidar da floresta”, refere também a reportagem assinada por Ruth Mayer, Richard Sprenger , Michael Tait , Ken Macfarlane e Pascal Wyse.

“É quase um mês depois, a dor não passa”, desabafa uma das sobreviventes. “Não passa”.

Em destaque

Subir