Ciência

Vídeo: Peixe sem cara desaparecido desde 1873 é um dos segredos das profundezas do mar

Uma missão científica no fundo do mar, ao largo da Austrália, levou à captura de um peixe cujo último registo data de 1873. Sem olhos nem narinas, este peixe é apenas um dos muitos segredos que se escondem na “região menos explorada do planeta”, as profundezas dos oceanos.

Com cerca de 40 centímetros de comprimento, esta espécie ganhou o nome de “peixe sem cara” por não ter olhos nem narinas.

“Parece diferente porque a boca está situada na parte de baixo do animal e, quando olhamos para ele, de lado, não vemos olhos, narinas ou boca”, salienta Tim O’Hara, o investigador que lidera a equipa dos Museus Vitória (três, no estado australiano de Vitória) e da agência governamental CSIRO.

Em entrevista ao The Guardian, o chefe da expedição ‘Amostras do Abismo’ acrescenta que o “peixe sem cara” é a principal atração de entre as novidades recolhidas do fundo do oceano, como uma aranha marinha gigante e estrelas do mar fluorescentes.

Este exemplar foi recolhido a cerca de quatro quilómetros de profundidade.

Tim O’Hara revela ainda que, para além do muito lixo, algum do qual “com 200 anos”, “um terço das espécies trazidas para bordo do navio são completamente novas e desconhecidas”.

A missão científica começou a 15 de maio e prolonga-se até 16 de junho, envolvendo 27 cientistas e 13 técnicos, para além dos 20 tripulantes do navio.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=SOGK52KHBN8N

Em destaque

Subir