Insólito

Vídeo: Pavkov, a pulseira que dá um choque quando o consumismo ataca

Chama-se Pavkov e é uma pulseira desenvolvida pela Inteligent Environments, uma empresa que estimula um consumo com regras. Sempre que esse consumo se transforma em consumismo, sai um choque de 255 volts. Não é um castigo, mas um modo de corrigir erros. Veja o vídeo.

Uma empresa britânica desenvolveu uma pulseira inovadora, que pretende ajudar os seus utilizadores a controlar os ímpetos na hora de fazer as compras. A Pavkov ‘ataca’ com um choque de 255 volts, sempre que a o consumismo é maior do que a conta bancária.

A pulseira criada pela Inteligent Environments resulta do tremendo potencial do ‘Internet of Things’ [Internet da Coisas] e consiste na emissão de um choque elétrico (inofensivo, mas doloroso) sempre que os limites pré-definidos numa conta bancária são ultrapassados.

A Pavkov é perfeita para pessoas que não conseguem controlar os instintos consumistas e que avançam para a compra, mesmo sabendo que esse ato pode comprometer o equilíbrio das contas domésticas.

A Inteligent Works pretende que este equipamento seja muito mais do que um simples ‘anjo bom’ para o consumidor. Os criadores da pulseira pretendem que a tecnologia possa ser mais ampla, no que diz respeito às poupanças, misturando os conceitos de domótica para criar sistemas de diminuição de gastos em, por exemplo, aquecimento da casa.

O sistema funciona através de uma ligação ao corpo, mas também à conta bancária, para que a gestão financeira seja mais eficaz e rigorosa.

A pulseira, que está em permanente contacto com a pele, também tem outras funcionalidades, como um bloqueio ao smartphone sempre que o uso é excessivo (só após o pagamento de um multa esse bloqueio é retirado). Pode também ser um despertador, com um choque mais ligeiro (o utilizador pode regular a carga elétrica).

A Inteligent Environments espera que esta pulseira não funcione como um castigo, mas como um alerta, para mudar comportamentos e diminuir erros.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir