Nas Notícias

Vídeo: “Passos Coelho deseja que haja desgraças”, diz Pacheco Pereira

“O que torna complicada a maneira como Pedro Passos Coelho está a conduzir o PSD é que ele deseja que haja desgraças. Não é um desejo do qual haja consciência. Não estou a dizer que o homem é mau, de caráter, para desejar que haja desgraças. É uma apetência”, afirmou Pacheco Pereira, na Quadratura do Círculo, na SIC Notícias.

Num comentário aos episódios políticos que gravitaram nos incêndios de Pedrógão Grande, Pacheco Pereira defendeu a tese de que só o ‘Diabo’ salvará (politicamente) Pedro Passos Coelho.

Na Quadratura do Círculo, o social-democrata proferiu uma frase curiosa, que não pode, no entanto, ser retirada do contexto ou gerar interpretações duvidosas.

Pacheco Pereira considera que, num quadro de normalidade, a liderança de Pedro Passos Coelho não resistirá.

Nesse sentido, para que o PSD recupere alguma força, são necessários episódios extraordinários, como o roubo em Tancos, ou ‘explorar’, politicamente, as falhas do Governo na gestão dos incêndios.

Mas as palavras de Pacheco Pereira são fortes:

“O que torna complicada a maneira como Pedro Passos Coelho está a conduzir o PSD é que ele deseja que haja desgraças. Não é um desejo do qual haja consciência. Não estou a dizer que o homem é mau, de caráter, para desejar que haja desgraças. É uma apetência”, disse.

“O desejo do Diabo – à falta de outra coisa qualquer, de qualquer espécie de discurso, ao destilar do discurso do ajustamento – conduz aos suicídios [alusão ao boato que Passos alimentou] e a esta vergonha. A última semana foi vergonhosa, do ponto de vista político, mas a comunicação social também colaborou na vergonha”.

O social-democrata entende ainda que os incêndios de Pedrógão foram vistos como uma espécie de oportunidade.

“Tornou-se aliciante para o PSD tentar cavalgar os fogos, numa altura em que não tinha nada para cavalgar”.

Veja o vídeo com toda a intervenção de Pacheco Pereira, neste vídeo da SIC, a partir do minuto 18.

Em destaque

Subir