Mundo

Vídeo: Paraplégica grávida termina minimaratona

Claire Lomas é paraplégica e está grávida de 16 semanas. Nada que a impeça de terminar a Great North Run, uma minimaratona de 21 quilómetros que decorreu em Newcastle, Inglaterra, e contou com 60 mil participantes.

Haverá melhor exemplo de perseverança do que a história de Claire Lomas? Durante cinco dias, com a ajuda de um exoesqueleto robótico, cortou a meta.

Claire Lomas, uma britânica de 36 anos, mostrou ao mundo que não há impossíveis e que nem a doença pode servir de argumento para partir derrotada.

Paraplégica e grávida de 16 semanas, começou esta missão (mais do que uma prova) na passada quarta-feira, terminando-a neste domingo, cinco dias depois.

Sempre com o marido Dan ao lado, Claire fez uma média de cinco quilómetros diários, para não colocar em perigo o feto e para proteger a sua saúde.

Enquanto competia, realizou diversas visitas a instituições de ensino, onde relatou a sua história de vida, marcada por um acidente de viação em 2007.

Claire terminou a minimaratona com algumas feridas para sarar, em resultado da estrutura robótica. Todos os dias temeu não chegar à linha de meta. Mas conseguiu.

Pelo meio, angariou fundos para a Nicholls Spinal Injury Foundation, uma instituição que se dedica à pesquisa e à ajuda a pessoas que sofreram lesões na espinal medula. Já conseguiu mais de meio milhão de euros.

A sua vitória deixa-nos uma mensagem. As suas palavras transmitem-nos outra:

“Importante que pessoas com lesão na medula se mantenham ativas. Além de ajudar na saúde física, tem inúmeros benefícios para a mente”.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir