Mundo

Vídeo: “Países do sul da Europa gastam dinheiro em copos e mulheres”

Jeroen Dijsselbloem, ministro das Finanças holandês (em fim de mandato) e presidente do Eurogrupo, afirmou que os cidadãos do sul da Europa “gastam o dinheiro em copos e mulheres e depois pedem dinheiro para que os ajudem”. E acabou por ser confrontado com estas declarações polémicas. Veja o vídeo.

Em declarações ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine, o ainda ministro das Finanças, Jeroen Dijsselbloem, teceu uma declaração polémica, em que acusou os europeus do sul de gastarem dinheiro em “copos e mulheres” e depois “pedirem ajuda”

A entrevista foi publicada ontem e suscitou indignação. No Parlamento Europeu, o também presidente do Eurogrupo foi confrontado com essas palavras.

“Quem pede apoio tem de ter também obrigações. Não pode gastar o dinheiro em copos e mulheres e depois vir pedir ajuda”, afirmou, numa entrevista publicada nesta segunda-feira.

O eurodeputado espanhol Ernest Urtasun confrontou Jeroen Dijsselbloem com as suas palavras e perguntou se iria pedir desculpa. O ministro holandês recusou-se a fazê-lo.

“Quero que entendam que, se querem manter o apoio das instituições da zona euro, têm de saber que compromissos e esforços são necessários para manter essa solidariedade e apoio”, reiterou.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir