Mundo

Vídeo: Pai torna-se engenheiro para reconstruir braço do filho

Ben Ryan era formado em psicologia e exercia como docente. Mas a sua vida profissional mudou, quando descobriu que o braço do seu filho, o pequeno Sol Ryan, teria de ser amputado. Uma história inspiradora, que avançou para a criação de uma prótese, da autoria de um psicólogo que nunca pensou ser engenheiro. Veja o vídeo.

“Se há dois anos alguém me dissesse que eu iria ser engenheiro, eu dir-lhe-ia que estaria louco”, diz Ben Ryan, numa frase que resume a volta que a sua vida deu.

História que começa com o nascimento do filho, num parto que não correu da melhor forma. Sol nasceu numa posição desadequada, que deu origem à formação de um coágulo.

Não foi necessário muito tempo para que o braço esquerdo começasse a morrer. A decisão médica de amputar o membro ocorreu 10 dias depois do parto.

A vida de Sol iria mudar. Mas o pai quis chamar a si a missão de ajudar na recuperação do filho. E tomou uma decisão.

“Se há dois anos alguém me dissesse que eu iria ser engenheiro, eu dir-lhe-ia que estaria louco”

A verdade é que encontrou na Engenharia a solução. A vida pregou-lhe uma partida – a Psicologia poderá ajudar o filho, no futuro, mas o presente exige outra resposta – e Ben não hesitou. “Decidi fazer algo”, diz.

Começou com soluções caseiras, colocando uma esponja que tinha na cozinha. E reparou que resultava. O bebé brincava com aquela solução provisória. Ben rejubilou.

Sol, que tem agora 3 anos, desde os primeiros meses de vida foi experimentando diferentes próteses, criadas pelo pai.

Entretanto, já Ben Ryan percebera de que precisaria de se tornar profissional e esquecer as soluções domésticas. A solução teria de ser uma prótese criada por processos tridimensionais.

Aprofundou conhecimentos sobre design de produtos e recorreu à engenharia, com o apoio da Universidade de Bangor, no País de Gales.

E construiu um novo tipo de prótese hidráulica imprimida em 3D, especialmente para crianças.

Mais tarde, criou uma empresa para fazer próteses personalizadas para ajudar crianças de todo o mundo.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=WY1GXG3X5SUO

Em destaque

Subir