Desporto

Vídeo: “Os jogos do Benfica e dos clubes portugueses têm de passar na China”

Domingos Soares de Oliveira concedeu uma entrevista à RTP3, no programa ‘Tudo É Economia’, onde explicou em detalhes as contas apresentadas pela  SAD. O dirigente abordou as estratégias do clube, também no que diz respeito aos direitos televisivos. “Os jogos do Benfica e dos clubes portugueses têm de passar na China”, disse. Veja o vídeo.

A SAD do Benfica acaba de apresentar as contas relativas à temporada passada, com um lucro recorde de 44 milhões de euros, na quarta época consecutiva ‘no verde’, o que permitiu reduzir dívidas aos bancos, com uma queda do passivo e um aumento dos custos com o pessoal.

O administrador Domingos Soares de Oliveira esteve na RTP3, a explicar estes números da SAD, mas também um tema raramente analisado: as comissões pagas nas transações de atletas.

O Benfica pagou 20 milhões de euros em comissões, valor que Soares de Oliveira não considera altos.

“Quem nos ajuda a ganhar dinheiro tem direito a uma remuneração”, sustenta, explicando que sem intermediação o Benfica não conseguiria encaixes tão elevados.

E esta realidade vai continuar, no curto e médio prazo, uma vez que o Benfica necessita de vender jogadores porque tem custos operacionais elevados.

“Este ano, conseguimos ultrapassar uma barreira que procurávamos desde que comecei a trabalhar com Luís Filipe Vieira: ter um total de endividamento ao sistema financeiro mais baixo do que o total de receitas”, salientou.

Estes encargos financeiros vão continuar a diminuir, segundo perspetiva o dirigente, o que irá permitir, no futuro, diminuir a necessidade de transação de ativos.

Mas a entrevista versou, também, os direitos televisivos e a necessidade de atingir novos mercados.

“Os jogos do Benfica, ou do campeonato português, têm de passar na China. Os clubes portugueses precisam de se unir, de trabalhar com a Liga, com a NOS, com a MEO. Independentemente de cada um ter escolhido um caminho diferente, na cedência dos direitos, do ponto de vista prático da exposição da liga, precisam de fazer um caminho conjunto”.

Domingos Soares de Oliveira acredita que será possível juntar os operadores de televisão.

Em matéria de direitos televisivos, há um facto surpreendente: “O último classificado da liga inglesa recebe 120 milhões”.

Veja o vídeo.

Tudo É Economia de 25 Set 2017 – RTP Play – RTP

Em destaque

Subir