Nas Notícias

Vídeo: O dispositivo de 10 dólares que pode salvar milhões de vidas

solar scare mosquito Há um animal que por ano mata cerca de 725 mil pessoas. Pranav Agarwal quer controlar a propagação desse predador letal com um dispositivo que lhe custou apenas 10 dólares, ou 8,62 euros.

Nem tubarão, nem tigre, nem crocodilo: o predador mais letal do mundo é o incómodo mosquito.

Sendo um vetor de doenças como a malária e o dengue, os mosquitos são responsáveis por uma média de 725 mil mortes humanas por ano.

Uma boa parte delas ocorre na Índia, um país com o tamanho de um subcontinente. É também um país onde o excesso de população não permite as melhores condições de higiene e saúde.

É também da Índia que vem uma resposta para o problema dos mosquitos: o Solar Scare Mosquito, algo como ‘repelente solar de mosquitos’.

O aparelho foi desenvolvido por Pranav Agarwal e custou apenas 10 dólares, ou 8,62 euros à taxa de câmbio de hoje. Basta referir que os programas de controlo da Malária envolvem, anualmente, cerca de 6000 milhões de dólares.

O Solar Scare Mosquito areja a superfície da água parada, o local preferido para a fêmea depositar os ovos, com bolhas de ar e ondulação em intervalos regulares.

O dispositivo foi testado numa piscina e os resultados foram esclarecedores: a população de mosquitos foi reduzida quase na totalidade em apenas uma semana.

Em destaque

Subir