Cultura

Vídeo: O novo titã do entretenimento vem da China

Consegue imaginar uma empresa que produza filmes, tenha uma rede social, domine o mercado mundial dos jogos para smartphones e ainda seja um operador de internet? Já existe e vem da China. Com o filme Mulher Maravilha, a Tencent apresenta-se como o novo rival de Hollywood.

Embora seja apresentada como uma produção da Warner Bros. Pictures, a verdade é que o filme Wonder Woman (ou, por cá, Mulher Maravilha) só se tornou possível graças ao financiamento da Tencent Pictures, o mesmo estúdio que ‘pagou’ um outro filme de grande orçamento, Kong: Skull Island.

Fundada há apenas dois anos, a Tencent Pictures é a nova grande ameaça ao domínio cinematográfico de Hollywood. O ‘alerta vermelho’ foi a recente aquisição dos direitos de superheróis da DC Comics, o que significa que os próximos filmes de Superhomem, Esquadrão Suicida e até do Aquaman podem vir da China.

E como é que de repente surge assim do nada um ‘player’ capaz de rivalizar com os gigantes do entretenimento?

A Tencent Pictures pode ter apenas dois anos, mas o grupo a que pertence tem bastantes mais e está a criar um verdadeiro império do entretenimento.

A Tencent é a líder mundial dos jogos online (com títulos como League of Legends), tem um rede social (WeChat) e uma app de conversação (QQ) que rivalizam com o Facebook, uma plataforma de vídeo semelhante ao YouTube e um produtor de séries como a Netflix.

E mais: tem o maior catálogo de música, comics, animações e livros da China, onde é também um operador de telecomunicações.

A Tencent quer ser “um ecossistema de conteúdos” para os clientes: sem depender de qualquer outra empresa ou serviço, o utilizador poderá usar a internet da Tencent para ver ou jogar conteúdos produzidos e distribuídos pela Tencent.

Em alguns fóruns, corre o rumor de que o Batman já começou a aprender mandarim…

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=SRU599X7A721

Em destaque

Subir