Insólito

Vídeo: Norte-americano entrou em coma e acordou a falar espanhol

Um adolescente norte-americano ficou em coma três, depois de um choque com a cabeça quando jogava futebol, na Geórgia, nos EUA. Quando acordou, só falava espanhol, língua que nunca aprendera. Veja o vídeo.

A história de Reuben Nsemoh não é única, mas sempre que se verificam casos deste género a comunidade médica fica intrigada.

Hoje, o jovem de 16 anos tem motivos para sorrir, mas a história chegou a ser dramática. Durante um jogo de futebol, o adolescente bateu com a cabeça num adversário. Teve convulsões e paragens respiratórias, até que entrou em coma.

Três dias depois, recuperou os sentidos, mas só falava espanhol com os pais. O curioso é que Reuben nunca aprendera aquela língua e que nunca utilizara.

A língua materna do jovem é o inglês. Entretanto, passou a utilizá-la, mas não deixou de ser capaz de falar castelhano.

Os médicos apontam como possível causa uma eventual capacidade humana de aprender línguas somente pelo convívio com alguém que as usa, como se o cérebro acumulasse a informação.

Reuben tem um irmão que fala espanhol. E alguns amigos também, o que permite reforçar aquela teoria.

Certo é que em três dias e em coma colocou aquela aprendizagem subsconsciente em prática.

Nos últimos dias, o adolescente tem revelado uma regressão neste processo e começa a utilizar cada vez melhor a língua materna, o inglês, e apresenta mais dificuldade em falar espanhol.

Nada que o preocupe. Quer mesmo é regressar ao campo e voltar a jogar futebol.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir