Nas Notícias

Vídeo: Navio encalhado no gelo da Antártida prepara-se para festejar o ano novo

navio russo As 74 pessoas presas no “Akademik Shokalskiy” vão passar de ano no gelo da Antártida. A evacuação por helicóptero, falhadas as tentativas de aproximação dos três quebra-gelos,  teve de ser cancelada devido ao mau tempo.

A tripulação e os passageiros do navio russo “Akademik Shokalskiy” vão festejar a entrada em 2014 tal como celebraram o Natal: presos no gelo da Antártida. As 74 pessoas a bordo deveriam, hoje, ter sido evacuadas por helicóptero, mas o mau tempo fez abortar a missão de resgate.

O recurso ao helicóptero foi a última tentativa para resgatar as pessoas a bordo do “Akademik Shokalskiy”, depois dos três quebra-gelos enviados para o local terem falhado as tentativas de aproximação. A densidade das camadas de gelo e o mau tempo que continua a fustigar o local impediram a libertação do navio russo, pelo que os responsáveis pelo resgate optaram por recorrer a um helicóptero a bordo do “Ice Dragon”, o quebra-gelos enviado pela China.

“Estamos a preparar o gelo para o helicóptero aterrar, calcando a neve e o gelo para que o ‘Snow Dragon’ consiga chegar até nós quando o tempo melhorar”, comentava ontem Chris Turney, o professor da Universidade de Nova Gales do Sul que lidera a expedição científica, numa mensagem enviada por rádio.

A bordo do “Akademik Shokalskiy” seguem cientistas e passageiros (para além da tripulação) que recriam a expedição à Antártida realizada, há um século, por Douglas Mawson. O navio russo ficou preso no gelo, a cerca de 2780 quilómetros da cidade australiana de Hobart, a 24 de dezembro, obrigando as 74 pessoas a passar o Natal a bordo.

De acordo com a Autoridade de Segurança Marítima Australiana, que está a coordenar a operação de resgate, as previsões meteorológicas apontam para que só a partir de amanhã seja possível tentar, novamente, a evacuação por helicóptero. O aparelho deve resgatar 12 pessoas de cada vez para o quebra-gelo chinês, sendo depois transportadas para o australiano “Aurora Australis”.

https://www.youtube.com/watch?v=–rPQZsXc98

Em destaque

Subir