Ciência

Vídeo: Nasa associa furacão Ophelia aos incêndios em Portugal

A Nasa divulgou um vídeo em que faz uma associação entre o furacão Ophelia e os ventos fortes que ajudaram a propagar os incêndios que ocorreram no dia 15 de outubro, em Portugal. Veja as imagens.

A Nasa lançou um projeto que pretende antecipar a ocorrência de furacões e até de incêndios, graças a uma análise da atmosfera e, em particular, ao movimento dos ventos.

“Pequenas partículas de aerossol (como fumos, poeira e sal marinho) são transportadas por todo o mundo, criando padrões climáticos visíveis e outros processos físicos normalmente invisíveis”, explica a estação espacial norte-americana.

Um vídeo permite-nos perceber o que a ciência nos diz. Mas permite-nos chegar um pouco mais além, no caso de Portugal.

A Nasa mostra-nos que há uma relação entre o furacão Ophelia e os ventos inesperados que ajudaram a propagar os incêndios do dia 15 de outubro.

Nas imagens, esse fenómeno é bem visível. Atente o leitor no calendário que surge no canto inferior esquerdo do vídeo: poderá ver esse furacão passar por Portugal precisamente no dia dos fogos – facto que no relato do vídeo é assinalado.

Os fenómenos da poeira do Saara a viajar para a Europa, ou mesmo os fumos dos incêndios em Portugal que seguiram para Londres, também são evidenciados neste vídeo.

Estas imagens, que ajudam os cientistas da Nasa a perceber a movimentação dos ventos na atmosfera, poderão ser a base para prevenir catástrofes.

E permitem aos cientistas avançar em simulações sobre o modo como os aerossóis interagem com os sistemas de tempestade.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=1BWRRG1DM1UR

Em destaque

Subir