TV

Vídeo: Mulher que ficou em coma ao dar à luz acorda sete anos depois

Uma sérvia ficou em estado vegetativo em 2009, quando deu à luz. Sete anos depois, Danijela Kovacevic simplesmente acordou do coma, para espanto dos médicos, e viu pela primeira vez a filha, Marija.

Danijela Kovacevic, uma das pessoas que mais tempo esteve em coma no país, tem agora 25 anos.

Quando acordou, esta mãe viu pela primeira vez a filha, Marija, que tem agora 7 anos de idade e que nunca a abandonou.

“Depois da escola, a Marija vinha sentar-se ao pé da mãe todos os dias”, revelou uma fonte próxima da família: “Nunca perdeu a esperança de que a mãe iria acariciá-la e abraçá-la”.

A recuperação da mulher nos últimos três meses, após sete longos anos em estado vegetativo, tornou este caso ainda mais invulgar.

Danijela Kovacevic tem estado internada numa clínica de reabilitação em Pforzheim, na Alemanha, mas o serviço de saúde sérvio já comunicou que a bolsa de três meses não será revalidada, pois não há enquadramento terapêutico para um caso que envolve vários anos em coma.

A família, desesperada, tenta agora angariar os quase 50 mil euros necessários para custear os tratamentos. Além da reabilitação física (ver o vídeo), necessita também de terapia da fala intensiva para estimular mais funções cerebrais.

“As melhorias ainda são poucas, mas a Danijela está muito melhor do que antes. Ganhou peso, está mais consciente e mais ativa. Reage, sorri e até se zanga”, adiantou o pai, Djordje Kovacevic, criticando a falta de apoio do estado sérvio: “Três meses para recuperar é muito pouco, se alguém que parte um braço precisa de mais do que três meses para recuperar não dá para antecipar quanto tempo a minha filha vai precisar”.

Em destaque

Subir