Mundo

Vídeo: Mulher é presa, pela segunda vez, pelo crime de… conduzir

Mulher ao volante, crime constante na ultraconservadora Arábia Saudita. O único país do mundo que impede uma mulher de conduzir voltou a condenar à prisão Loujain al-Hathloul, a ativista que já tinha desafiado a mesma lei há três anos. O caso é relatado pelo ramo tailandês da Amnistia Internacional, que exige a libertação imediata da prisioneira.

Em 2014, Loujain al-Hathloul foi presa após entrar na Arábia Saudita (vinda dos Emirados Árabes Unidos) ao volante de uma viatura, tendo passado 73 encarcerada. Quando saiu, contou a experiência num vídeo que partilhou nas redes sociais (ver abaixo).

No domingo, esta avitista dos Direitos Humanos voltou a ser detida pela polícia saudita, no Aeroporto Rei Fahd, em Dammam.

Para a Amnistia Internacional, esta mulher está a ser perseguida pelo ultraconservador regime saudita.

Em comunicado, o diretor das campanhas da organização para o Médio Oriente, Samah Hadid, considera que “a perseguição constante de Loujain al-Hathloul por parte das autoridades da Arábia Saudita é absurda e injustificada”.

Ainda segundo a Amnistia Internacional, a ativista encontra-se detida ilegalmente, pois tem-lhe sido negado o acesso a um advogado e qualquer contacto com a família.

Embora a lei saudita não proíba uma mulher de ter a carta de condução, cria várias barreiras que na prática impedem a emissão do documento.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=7NNS6KOUAG92

Em destaque

Subir