Mundo

Vídeo: Ministérios incendiados durante protestos no Brasil

Agrava-se a tensão política e social no Brasil, dividido entre o regime de Michel Temer e a oposição que exige a renúncia do Presidente. Ontem, os edifícios de vários Ministérios, em Brasília, foram incendiados e pilhados, levando o Governo Federal a mandar evacuar todos os gabinetes da Esplanada dos Ministérios.

A principal manifestação a exigir “Fora, Temer”, promovida por União Geral dos Trabalhadores, Nova Central Sindical de Trabalhadores e pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, terá juntado entre 150 mil a 200 mil pessoas, em Brasília.

Os ataques aos edifícios ministeriais levou o Presidente a decretar a “ação de garantia da lei e da ordem”, um mecanismo legal para colocar as tropas federais nas ruas.

“Ele não permitirá que atos como este venham turvar um processo que se desenvolve de forma democrática e com respeito pelas instituições”, garantiu Raul Jungmann, o ministro da Defesa e um dos poucos governantes que ainda apoia Michel Temer, envolvido num escândalo de corrupção.

Enquanto os deputados discutiam acaloradamente, no Congresso, os manifestantes e as forças da autoridade envolviam-se em confrontos, com a polícia a recorrer ao gás lacrimogéneo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, 49 pessoas ficaram feridas, incluindo oito polícias militares. Um manifestante, diz a imprensa, ficou com a mão dilacerada devido à explosão do engenho artesanal que tentava lançar contra as autoridades.

Sete pessoas foram detidas, por suspeita de dano ao património público, desacato e porte ilegal de arma

Em destaque

Subir