Cultura

Vídeo: A menina que nasceu com quatro pernas e duas colunas

Dominique nasceu na Costa do Marfim com um gémeo parasita. Aos 10 meses de vida, foi submetida a uma complexa intervenção cirúrgica, os EUA, no passado dia 8 de março. A operação foi bem sucedida e a menina já está junto da família, a recuperar. Veja o vídeo.

A pequena Dominique nasceu com quatro pernas e duas colunas vertebrais, devido a uma condição rara: um gémeo parasita, ou, neste caso, a parte inferior de um feto desenvolveu-se presa ao corpo da bebé.

No passado dia 8, a criança foi transportada para um hospital pediátrico Advocate Children’s Hospital, em Chicago, para ser submetida a uma intervenção complexa.

Uma equipa composta por 50 profissionais de saúde, entre os quais cinco cirurgiões, conseguiu contrariar as elevadas probabilidades de morte da bebé costamarfinense.

Além dos riscos de paralisia, a operação acarretava outro problema: o facto de Dominique estar sujeita a um maior esforço cardíaco e pulmonar.

Cinco dias depois da complicada intervenção, a menina recebeu alta, recuperando junto à família de acolhimento, em Chicago.

Veja o vídeo:

Baby born with four legs, two spines thriving after surgery at…

Baby Dominique was born with an undeveloped parasitic conjoined twin that caused her to be born with four legs and two spines. Learn about her exceedingly rare condition, the highly-complex surgery performed at Advocate Children's Hospital, and how her life has been changed forever.

Publicado por Advocate Children's Hospital em Terça-feira, 21 de Março de 2017

Em destaque

Subir