Mundo

Vídeo: Menina com cancro tem perna implantada ao contrário

A vida foi injusta com a pequena Amelia Eldred, uma menina de 7 anos que adora desporto. Diagnosticada com um cancro ósseo, e perante a ineficácia da quimioterapia, a britânica enfrentava o risco de perder a perna. Uma equipa do Royal Orthopaedic Hospital, de Birmingham, avançou, então, para um tratamento inovador. Veja o vídeo.

Um osteossarcoma – um tumor ósseo – e a ineficácia do tratamento convencional deixaram Amelia na iminência de ter a perna amputada e ver reduzida a sua mobilidade.

Entrou em cena a ciência e a inovação. Uma equipa médica de um hospital de Birmingham, especializado em ortopedia, avançou para um procedimento pouco comum.

Na primeira fase, foi feita uma amputação da zona do fémur, onde o tumor se desenvolveu.

Removido o problema, partiu-se para a fase seguinte: implantar a perna (sem fémur), mas ao contrário, para que o calcanhar possa funcionar como joelho (só ao contrário essa função seria possível).

Depois, Amelia vai precisar de uma prótese que lhe permitirá ter muito mais mobilidade.

Entretanto, a menina vai continuar os tratamentos de quimioterapia para derrotar definitivamente o cancro, com uma estatística animadora: as percentagens de cura, em crianças, são extremamente elevadas.

“Se não tivéssemos avançado com este procedimento, seria muito difícil para Amelia ter uma prótese e um bom nível de mobilidade”, explica o médico, no vídeo que pode ver em baixo.

A reação psicológica a esta intervenção por parte da menina é perfeita. Ela abraça o pé e fala com ele. “Somos os melhores amigos”, diz.

Veja os vídeos:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=451MYUXHYK1D

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=SGK8DS2DD5KH

Em destaque

Subir