Mundo

Vídeo: ‘Menina-árvore’ operada no Bangladesh com sucesso

A pequena Sahana Khatun, de 10 anos, foi a primeira mulher do mundo a sofrer da doença conhecida como ”homem-árvore”. A menina, do Bangladesh, foi operada com êxito.

Uma criança do Bangladesh foi operada com sucesso a uma epidermodisplasia verruciforme, doença extremamente rara que resulta numa grande quantidade de verrugas.

“A operação foi um sucesso. Retirámos as verrugas do rosto de Sahana Khatun e estimamos que possa receber alta médica dentro de duas semanas”, explicou Samanta Lal Sen, médica da unidade de cirurgia plástica do hospital Medical College de Daca, onde decorreu a intervenção.

Bajandar era uma das quatro pessoas em todo o mundo diagnosticadas com a doença genética. E é a primeira mulher a padecer do problema. Só no Bangladesh, há dois casos.

Sahana Khatun apresentava sinais da mesma doença, ainda que numa variante menos grave do que a de um outro paciente daquele país, Abul Bajandar.

A menina de 10 é a primeira mulher do mundo a sofrer de epidermodisplasia verruciforme.

Espalhados pelo rosto, surgem os sinais desta síndrome. A paciente está a ser acompanhada pelos mesmos médicos que trataram o caso de Abul Bajandar, muito mais agressivo – de tal forma que os médicos tiveram dificuldade em perceber onde terminavam as verrugas e onde começavam as mãos.

As probabilidades de se tratar da mesma doença eram grandes e vieram a confirmar-se, mas Sahana apresentava um quadro clínico otimista.

Membro de uma família pobre, a menina viu surgir as primeiras verrugas há quatro meses. O crescimento abrupto levou os pais a procurar um médico.

“Espero que os médicos consigam remover as rugas da cara da minha linda filha”, desabafaba Mohammad Shahjahan, pai da criança, em vésperas da intervenção cirúrgica.

Veja o vídeo, da AFP:

Em destaque

Subir